sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Deus tem um plano para cada filho Seu e tudo tem o seu por quê


Da esquerda para direita: Prof. Kamino Kussumoto,
prof. Yukitaka Kussumoto (primogênito do prof. Kamino) e eu
Deus tem um plano para cada filho Seu
Estou sentado à mesa na sala de meu apartamento me preparando para escrever este artigo para a Mundo Ideal (março/ 2014). Um turbilhão de bons pensamentos e sentimentos se misturam me levando a uma viagem consciente pelo tempo e espaço na história de minha vida. Uma emoção incontrolável invade meu ser e já não consigo conter as lágrimas de gratidão.
Neste mês de março de 2014, completa 25 anos que deixei minha terra natal, Barretos-SP, aos 17 anos de idade, e vim para São Paulo concretizar um sonho adolescente: dedicar minha vida a este movimento, que não apenas mudou minha vida, mas me deu nova vida: o Movimento de Iluminação da Humanidade.
Três anos antes tinha meu primeiro encontro com este ensinamento libertador num seminário geral de um dia na cidade de Barretos. Foi amor à primeira vista. Cada palavra proferida pelo saudoso prel. Adelino Pita preenchia de luz todo recôndito escuro da minha alma: “Não importa o que aconteceu na sua vida até agora. tudo o que você sofreu. Toda lágrima de dor derrubada era porque você não sabia quem você era. Você sabe quem você é?... Você é filho de Deus!”.
Meu corpo todo tremeu, a pulsação do meu coração acelerou e as lágrimas molharam meu rosto. Esta afirmação respondia a todos os meus questionamentos de criança e adolescente sobre quem eu era. Por que nasci? Por que esta família? Etc. A partir desse momento a vida me mostrou que Deus tem um plano para cada filho Seu e que tudo tem o seu porquê.

Senso de missão e circunstâncias da vida
No livro Você é Dono de Potencialidade Infinita, que é uma coletânea de diversos livros do mestre Masaharu Taniguchi numa compilação feita pelo prof. Kamino Kusumoto, no capítulo 5, a partir da página 167 há uma orientação do Mestre a um jovem que sofre por não concretizar o desejo de se tornar pintor por causa de falta de recursos.
Ao estudar esse livro, quando deparei com o subtítulo “Senso de missão e circunstâncias da vida”, li e o reli por três vezes e, num momento de despertar espiritual, chorei por mais de duas horas seguidas quando entendi que nada, mas nada mesmo acontece por acaso. Tudo faz parte do plano de Deus, que é nosso Pai e nosso melhor Amigo, para cumprirmos uma grandiosa missão que somente nós somos capazes de realizar, e as circunstâncias da vida são os meios que Ele utiliza para que possamos concretizá-la.
O trecho que começou minha catarse foi:

A chave da solução está em compreender a Verdade de que ninguém existe apenas para si mesmo. Cada um de nós é parte de um todo. A vida de cada um de nós trabalha para o sagrado objetivo da Vida de um todo. Considerando esse fato sob a ótica da religião, dizemos que cada uma das criaturas de Deus trabalha para a concretização da sagrada obra do Criador. Ninguém sabe com exatidão e detalhe o que é essa obra sagrada do Criador. Somos parte de um todo, assim como as mãos e os pés são parte do corpo todo. Como podem as mãos e os pés conhecer o objetivo do corpo todo?
(...) Cada um de nós é parte da Grande Vida onipresente, que rege o Universo. Portanto, nossa Vida pulsa junto com a Grande Vida, e a finalidade de cada um de nós faz parte da finalidade da Grande Vida.
Torno a comparar isso com o funcionamento do corpo. Nossas mãos fecham-se quando a força vital que flui em seu interior as impele a se fecharem; e abrem-se quando essa força as impele a se abrirem. As mãos em si, embora captem o fluxo da força vital que as impele a se fecharem ou a se abrirem, desconhecem o objetivo para o qual são impelidas a se fecharem nem a finalidade para a qual são impelidas a se abrirem. Em outras palavras, nossas mãos sentem o impulso de se abrirem ou de se fecharem, mas elas, em si, não sabem “o porquê” nem “para quê”. Quem sabe é unicamente o nosso ser, como um todo.

Eu e minha esposa Luzia em Portugal
Entendi naquele momento que se apenas um pequeno detalhe da minha vida tivesse sido diferente só um pouquinho, eu não estaria ali; que teria uma família, mas não esta família. Que teria filhos, mas não esses filhos. Que desde o meu nascimento tudo corria de acordo com minha missão nesta vida atual. Meus pais, meus irmãos, toda experiência vivida ao lado deles era para que, aos 14 anos, conhecesse a Seicho-No-Ie, que, ao praticar seus ensinamentos, minha relação familiar mudaria para melhor, meu pai deixaria de ser só um pai e se tornaria meu melhor amigo e, com esta experiência, poderia um dia viajar todo o Brasil e até outros países como instrumento de Deus, tocar o coração dos meus irmãos pela Vida, como o meu havia sido tocado.

Encerra-se um ato
A vida, se a compararmos a uma peça teatral, é feita de inúmeros atos. O encerrar de um ato não significa necessariamente o fim da peça. Neste aspecto estou encerrando um ato na peça teatral da minha vida. Depois de 28 anos de Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL – AJSI/BR, sendo 25 como funcionário da Superintendência dos Jovens na Sede Central do Brasil, deixo esta Organização, que tem o dom de transformar vidas e formar talentos e que caminha para o seu Jubileu de Diamante.
São quase 60 anos forjando verdadeiros líderes, tanto para o Movimento da Seicho-No-Ie, quanto para a sociedade em geral. Não é exagero afirmar que eu não era ninguém até começar a participar desta sagrada Organização, pois de que adianta ser dotado de capacidade infinita (todo filho de Deus é) se não reconhece.
Tenho a sensação que foi ontem que estava chegando a São Paulo, mas a verdade é que o tempo passou e fui abençoado por ter tido a oportunidade de ver a minha geração crescer e formar sua família e, nestes seis anos como Presidente da Associação dos Jovens SEICHO-NO-IE DO BRASIL, receber e orientar os filhos desta minha geração.
Tive a alegria de iniciar a minha gestão, em 1º de março de 2008, tendo como base da minha Diretoria 90% da minha geração; ao findar a segunda gestão, em 28 de fevereiro de 2014, ter 90% dos filhos desta geração. São eles que a partir de agora estão incumbidos por Deus de levar a AJSI/BR rumo ao seu centenário.

12ª geração de Presidente da AJSI DO BRASIL
Fui o 11º Presidente da AJSI DO BRASIL, o primeiro não descendente de japonês, o que não quer dizer que não tenha em minha alma o sentimento nipônico a flor da pele, pois, ao ser salvo pela Seicho-No-Ie e reconhecer no sagrado mestre Masaharu Taniguchi meu grande orientador espiritual, passei a me sentir como seu filho também.
Levando em consideração esse sentimento, sou também japonês. O amor transcende a nacionalidade, a cor, a idade e qualquer outra aparente diferença; assim, ao praticar a Seicho-No-Ie, tornamo-nos um pouco cada país do mundo.
Meu sucessor é um jovem maravilhoso. Dedicado, estudioso dos ensinamentos e com um coração enorme, capaz de abrigar e dar calor a todos os jovens do Brasil. Ele é Seicho-No-Ie desde que nasceu, pois sua família é praticante fervorosa dos seus ensinamentos.
O 12º Presidente da AJSI DO BRASIL é o prel. Régis Yoshio Shimanoe! Tendo como base doutrinária o que escrevi no início deste artigo, sinto que ele já havia sido escolhido por Deus para ocupar esta sagrada função e me suceder quando assumi o mesmo posto, em 2008.
Sei que o prel. Régis Yoshio Shimanoe fará um trabalho brilhante à frente da AJSI DO BRASIL, pois ele formou uma equipe maravilhosa, dotada do amor que envolve, entusiasta, dinâmica e verdadeiramente praticante da Seicho-No-Ie.

Novos desafios – Um novo ato da peça teatral
A emoção a que me referi no início deste artigo se refere a este momento singular da minha vida. Este ensinamento tem o poder sagrado de transformar vidas, e o Movimento de Iluminação da Humanidade, a força de mover a humanidade à manifestação da sua Imagem Verdadeira, pois ele é orientado por inúmeros espíritos do elevado mundo espiritual.
Tenho agora um novo e grande desafio pela frente. Aceitando o convite da Diretora Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Preletora com Designação Especial para a América Latina Marie Murakami, e do Presidente Doutrinário para a América Latina, Preletor da Sede Internacional Junji Miyaura, assumi desde 1º de março a sagrada função de Presidente Nacional da Associação Fraternidade da SEICHO-NO-IE BRASIL em português e japonês.

Seja você também um Líder do Movimento de Iluminação da Humanidade
Aquele que foi tocado pelo ensinamento da Seicho-No-Ie e teve a vida transformada não deve agir com egoísmo e pensar que já foi salvo, e dar-se por satisfeito. O mestre Masaharu Taniguchi diz que devemos tomar consciência de que ao transmitirmos os ensinamentos a outras pessoas recebemos graças.
Isso porque, quando transmitimos a outra pessoa os ensinamentos, entramos num círculo virtuoso, de acordo com a lei mental “Dá e receberás”.
Veja que extraordinário o que temos em João 15, 12-17:
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.
Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Desejo que pratiquem este mandamento e que sintam a verdadeira alegria que vem da alma. Esta alegria é aquela que independe da quantidade de bens materiais acumulados, de títulos e honrarias conquistados, de posição social ou status. Não há alegria maior que ser agente transformador na vida de nossos semelhantes.

Um fraterno abraço,

Carlos Alberto da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário