segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nossos Pais... Nossa Vida

Nos últimos 25 anos venho tendo oportunidades maravilhosas não apenas para reflexionar sobre minha vida e a relação com meus pais, como também o prazer de poder transformar completamente meu destino para melhor.

Aprendi pelas minhas próprias experiências e também de inúmeras pessoas que pude conhecer e conviver, que a felicidade, alegria, êxito, concretização dos sonhos (ideais) etc. está estritamente ligado ao tipo de sentimento que nutrimos e guardamos a respeito de nossos pais (pai e mãe). Nada mais natural, pois nossa vida está profundamente ligada à vida deles.
Quanto maior o amor, maior a gratidão. Aprendi também que por mais que pareça, não há um só filho que não ame seus pais e que não há pais que não ame os filhos. Até mesmo nos atos mais desvairados de jovens e adolescentes podemos enxergar que por trás de toda esta revolta encontra-se subtendido que buscam reconhecer este amor sentindo-se amados por seus pais.
Por sua vez, os pais nem sempre conseguem demonstrar suficientemente, nem tão pouco esgotar todo o amor que trazem dentro de si aos filhos. E as causas podem ser tantas, como complexas. Mas de uma coisa não tenho dúvida: eles nos amam profundamente. Porém, como muitos não aprenderam a demonstrar em palavras, gestos e afeto este amor, os filhos crescem sofrendo por acreditar que não são amados.
Graças a Deus, que aprendemos na Seicho-No-Ie, que este mundo descrito acima não é o mundo verdadeiro criado por Deus, sendo ele um mundo transitório, o mundo fenomênico. Este mundo fenomênico é regido pelas leis mentais, as quais podemos destacar: “O mundo exterior é projeção do nosso mundo interior”, “Manifesta-se aquilo que reconhecemos na mente”, “Os semelhantes se atraem” etc.
Compreendendo este princípio de funcionamento do mundo fenomênico podemos ver manifestada a verdadeira imagem de nossos pais. Temos o livre-arbítrio para construirmos o mundo que desejarmos para nós mesmos usando o poder da palavra e do pensamento.

4 comentários:

  1. Reinel(Ajsi colombia)1 de agosto de 2010 às 00:38

    Profesor carlos esta muy hermoso este blogspot.tiene mensajes muy importantaes de tu experiencia y de seicho no ie felicitaciones

    ResponderExcluir
  2. PROFESSOR CARLOS MUITO OBRIGADA PELA OPORTUNIDADE DE PODER APRENDER MUITO LENDO ESTE BOLG...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite professor! Gostaria de pedir,por favor, uma orientação pessoal sobre esse assunto, para ajudar uma pessoa. Qual a melhor forma para contato, se o senhor não se importar? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Que gostoso esse blog Carlos......, muito bom.....

    ResponderExcluir