quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Decisões na Adolescência


A Vida é como um palco
Estudo com jovens em Fort Lauderdale - Florida - Maio 16, 2009
Aprendi na Seicho-No-Ie que a vida é como um grande palco, onde representamos a peça teatral, o filme ou a novela intitulada: Minha Vida. Deus cria o autor e os atores, mas não escreve o roteiro nem cria o cenário, pois isto é tarefa do autor e do diretor geral.
Cada um de nós somos os responsáveis por escrever e dirigir nosso próprio roteiro, ou seja, somos o autor e também o diretor geral desta superprodução chamada Minha Vida, podemos entender isto como sendo o “livre arbítrio”.
É muito interessante olharmos a vida sob esta ótica, mas vale acrescentar que além de sermos o autor e o diretor geral, desempenhamos o papel de protagonista desta história. Além destas atribuições, também somos responsáveis por escolher os atores e atrizes coadjuvantes e convidados, além é claro, de criarmos todo o cenário e selecionarmos o figurino e os figurantes.
Analisando a vida desta maneira concluímos que cada ser humano escreve, dirige e atua como protagonista da sua própria história de vida. Num primeiro instante pode parecer estranho, mas analisando cuidadosamente perceberemos que é isto mesmo. Sendo assim, não é maravilhoso saber que podemos mudar o enredo da nossa própria vida?

Você escreve o gênero que desejar para sua história de vida
Considerando os vários gêneros existentes, ou seja, drama, tragédia, ação, comédia, suspense, aventura, terror, policial, etc., você tem muitas opções e liberdade de escolher qual deles utilizará antes de começar a escrever a história da sua vida ou de continuar escrevendo-a.
Pare por um instante e analise cuidadosamente a sua vida atual. Qual o gênero que você está representando agora? Não gosta do que vê? Então comece a mudá-lo a partir deste momento, você pode e também merece, pois é o filho amado de Deus.
Muitas pessoas sofrem, se angustiam, se desesperam com o que vivem atualmente e nem desconfiam que foram elas próprias quem escreveram o roteiro que agora representam. Buscam desesperadamente respostas para suas angustias, mas geralmente procuram em lugares errados, pois as verdadeiras respostas estão dentro de si mesmas.
Porém, para encontra-las é necessário serenarem a mente, serenarem a alma e confiar na providência infalível de Deus, pois Ele é a única existência real e já nos proveu de tudo que necessitamos para viver bem aqui agora.

Você hoje é a soma de todas as suas decisões do passado
Agora que sabemos que somos nós mesmos quem escrevemos, dirigimos e representamos o roteiro da nossa própria história de vida vem a seguinte pergunta: Como e com o que escrevemos este roteiro? É bem simples a resposta, pois Deus nos dotou de todos os recursos necessários desde antes do nosso nascimento aqui na Terra. Você já sabe o que é? Então vamos lá: É o pensamento, a palavra e a ação.
Através destes três recursos poderosíssimos – deles é que originam toda a tecnologia existente – podemos modificar nosso destino e contribuir para que o mundo em que vivemos seja cada vez melhor.
Mas para isso é necessário que a utilizemos de maneira criativa e construtiva, claro que sempre para o lado do bem. É importante que saibamos que cada pensamento, cada palavra e cada ação estão ajudando gradativamente na construção do nosso destino.
Como disse anteriormente podemos escrever o enredo que quisermos para a nossa vida, mas uma vez escrito não temos opção, teremos que representá-lo no grande palco da vida.
Se você vai representar um drama, cheio de sofrimento e perdas ou um enredo de superação e concretização dos sonhos e ideais depende somente de você, sendo ainda mais claro, só depende da sua decisão.
O que você vive hoje é o resultado das suas decisões anteriores, então pare de se lamentar e comece agora mesmo a escrever um roteiro melhor. Lembre-se, tudo é que questão de DECISÃO.

Por que é tão difícil tomar uma decisão?
Nem sempre é fácil tomar uma decisão, pois teremos que conviver com as consequências desta por muito tempo, isto se não pelo resto de nossa vida.
Outro fato que torna difícil tomar uma decisão é que quando decidimos por alguma coisa obrigatoriamente precisamos abrir mão de outra coisa. Por exemplo, se você decidiu se preparar de verdade para um vestibular ou um concurso público necessariamente precisará abrir mão das baladas todos os finais de semana. Não que não possa sair e divertir com os verdadeiros amigos, mas com certeza terá que diminuir bastante estas saídas.
Mas não dá para viver sem tomar decisões, pois a Vida é feita de decisões. Pode reparar a cada instante da sua vida você precisa tomar uma decisão. Levantar da cama todos os dias, fazer a higiene matinal, tomar as refeições, ir para a escola, frequentar a cursinho pré-vestibular, etc. tudo isso exige uma decisão.
É claro que existem as decisões simples e as decisões complexas. No exemplo acima podemos classificá-las como decisões mais simples, agora quando se fala em escolher o curso universitário que iremos prestar o vestibular, talvez comece a se tornar mais complexo, pois muito provavelmente estaremos falando sobre a carreira profissional que pretendemos seguir.
Em qualquer que seja a situação, para uma decisão mais segura convém recorrermos a uma sabedoria superior, acima da inteligência humana, ou seja, recorrermos à sabedoria de Deus. E, sem dúvida alguma a melhor forma disso é praticarmos a Meditação Shinsokan diariamente, pelo menos duas vezes ao dia. Agindo assim começamos a ouvir a voz de Deus que nos fala através do ideal interno que se aloja em nós.

Decisões na Adolescência
Acredito que a adolescência é uma das fases mais belas da vida, pois é marcada pelas intensas transformações que estão ocorrendo tanto interior quanto exteriormente, também é neste período que surgem as chamadas crises de identidade.
Muitas vezes, o adolescente na ânsia de ser “aceito” em grupos ou tribos, se assim você preferir, acaba deformando sua própria personalidade para ser “igual” a todos do grupo ou tribo, isto também é uma decisão. Hoje em dia tem sido recorrente notícias de adolescentes cada vez mais novos que se envolvem em situação de risco desnecessariamente.
Baladas, festas e raves regadas às drogas, álcool e sexo parecem terem se tornado comum. Quando entrevistados se sentem importantes, achando que estão “arrebentando”; mesmo longe da mídia, quando fazem algo imprudente e inconsequente são ovacionados pela “galera” e naturalmente acham que estão com tudo. Mas será que estão mesmo?
Não é difícil saber a resposta, pois estes mesmos adolescentes depois que passam o efeito da adrenalina provocado pelo consumo das drogas e do álcool reconhecem o efeito destrutivo desta atitude (decisão) na sua vida e na respectiva vida familiar.
Difícil mesmo é vencer a tentação de se sentir “popular”, de se sentir “aceito”, de sentir que “faz parte” do grupo ou tribo. Mas, o que não percebe é o que está por trás desta ânsia toda. Observe que por trás de todas estas atitudes esconde-se uma carência cortante, um complexo de inferioridade gritante, que quase o obriga a viver literalmente no limite da imprudência.

Você é o que decide ser
Desafiar a lei, transgredir as regras, beber mais que os outros, “ficar” com maior quantidade de meninos ou meninas numa festa, isto não exige uma grande decisão, qualquer pessoa pode fazê-lo, alias nem é preciso ser inteligente para isso. Decidir seguir o ideal interno que se aloja em você, isto sim exige uma grande DECISÃO, e sabemos que toda grande decisão exige grande dose de coragem.
Somente aquele que é verdadeiramente corajoso consegue ser ele mesmo, independentemente do que falam dele. Ele melhor do que ninguém sabe quem ele é de verdade, e isto basta. Quando a pessoa entende este princípio básico começa a experimentar a sensação incomparável da verdadeira liberdade, a liberdade da alma.
Você é aquilo que decide ser e o que você decidir ser será a tua própria escolha. Então comece por escolher melhor os teus amigos, pois eles terão grande influência na formação do teu caráter e teu destino. Cuidado para não querer ter amigo apenas para tirar alguma vantagem particular, para se tornar mais “popular”, para ser “aceito” num grupo ou numa tribo. Para saber se uma pessoa é uma boa amiga, verifique se perto dela você pode ser você mesmo, se ela acrescenta algo positivo na tua vida e principalmente se ela não concorda com tudo com o que você faz, os verdadeiros amigos não hesitam em nos contrariar se perceberem que nossa atitude ou postura na está correta.

Dicas importantes
Neste mês ao invés de escrever em tópicos algumas dicas, vou transcrever um trecho da introdução de O Livro dos Jovens para você, delicie-se com esta verdade suprema.

O juízo do mundo está sujeito a enganos. Este mesmo mundo que hoje concede a máxima glória a um homem, poderá amanhã declarar-lhe a sentença de morte. Portanto, nós não devemos ser enganados pelos padrões criados pelos homens, mas sim escutarmos o juízo formulado pelo nosso próprio “Ideal interno”.
O Juízo do “ideal interno” é inalterável do princípio ao fim e jamais atira hoje para o inferno a mesma pessoa a quem elogiou ontem; e jamais elogia hoje um ato que ele condenou ontem. O bem é sempre bem; e o mal é sempre mal. Aqueles que seguem a orientação do “ideal interno” jamais caem na ilusão.
Masaharu Taniguchi